Centro Espírita Educandário de Luz

Centro Espírita Educandário de Luz

O Educandário foi criado para unir corações que se amam em Jesus; é uma árvore maravilhosa, cuja raiz encontra-se no mais alto. É um lugar que podemos buscar de coração aberto; Amor é o nome dessa árvore inefável e os seus frutos deliciosos chamam-se humildade. Somente a humildade e o amor colocam-nos no caminho de Jesus. Aqui aprendemos a crescer em amor, só ele nos leva a Deus.








19/05/2011

Sem Estudo não há Espiritismo

“Espíritas! Amai-vos, esse o primeiro ensinamento;  instruí-vos, esse o segundo.”  Nesta frase o Espírito da Verdade, em O Evangelho Segundo o Espiritismo, definiu os dois grandes nos quais devemos  concentrar nossos esforços: o amor e a instrução.

Ciente da importância do estudo para a compreensão de uma nova ciência, Kardec já sentia a necessidade de  “um curso regular de Espiritismo (...) com o fim de desenvolver os princípios da ciência e de propagar o gosto pelos estudos sérios. Esse curso teria a vantagem de fundar a unidade de princípios, de fazer adeptos esclarecidos capazes de difundir as idéias espíritas e de desenvolver um grande número de médiuns (...)”

 Na introdução de O Livro dos Espíritos, há o alerta “que o estudo de uma doutrina, qual a doutrina espírita, que nos lança de súbito numa ordem de coisas tão nova quanto grande, só pode ser feito com utilidade por homens sérios, perseverantes, livres de prevenções e animados de forme e sincera vontade de chegar a um resultado (...) 

O que caracteriza um estudo sério é a continuidade que se lhe dá (...) Quem deseje tornar-se versado numa ciência tem que estudar metodicamente, começando pelo princípio e acompanhando o encadeamento e o desenvolvimento das ideias. Que adiantará aquele que, ao acaso, dirigir a um sábio perguntas acerca de uma ciência cujas primeiras palavras ignore? Poderá o próprio sábio, por maior que seja a sua boa vontade, dar-lhe resposta satisfatória? A resposta isolada que der, será forçosamente incompleta e quase sempre por isso mesmo, ininteligível, ou parecerá absurda e contraditória. 

O mesmo ocorre em nossas relações com os Espíritos. Quem quiser com eles instruir-se tem que com eles fazer um curso; mas exatamente como se procede entre nós, deverá escolher seus professores e trabalhar com assiduidade”.

Matéria extraída do site: http://genovaera.webs.com/jornalluzdoespiritismo.htm
Do Jornal  À Luz do Espiritismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário